quarta-feira, novembro 23, 2005

bloc party@divino aqualung, madrid - gossip talk

. As minhas expectativas não eram elevadas. Nos registos ao vivo que conhecia da banda, as músicas eram tocadas em 42 rpm quando deviam ser tocadas a 33 rpm. De França chegavam notícias bastante animadoras sobre o concerto no Zenith de Paris - mas ele estava bêbedo, de certeza, e por isso, não era de confiar.

. O taxista que nos levou para o Paseo de la Ermita foi bastante simpático. Depois de nos confessar o amor que sente por Portugal e, mais específicamente, por Lisboa, ainda nos disse que o "viño de Jerez" pode fazer as vezes do "vinho do Porto". Agradecemos a informação e aproveitamos para recomendar a versão "dulce" - já a versão "olorosa" é apenas dinheiro mal gasto.

. Nunca tinha visto um concerto num centro comercial. Ok, numa discoteca dentro de um centro comercial. É assim um cruzamento exótico entre o Whisper's e o Coliseu dos Recreios. A verdade é que neste espaço já tocaram bandas como Goldfrapp, Maximo Park e Coldplay, entre outros. Já os famosos D'zrt limitam-se ao Fórum Odivelas (ou Odivelas Shopping, não tenho bem a certeza).

. O concerto tinha hora marcada e foi cumprida pela organização. Nós, como bons portugueses, não só chegámos atrasados como fomos capazes de fazer um alemão perder o concerto dos Sluts of Trust. As primeiras músicas dos Bloc Party também foram apenas para "espanhol ver" e ouvir. A culpa, neste caso, morre solteira porque não me apetece casá-la. E porque são vários os pretendentes à boda. Eu conduzi de Lisboa a Madrid que nem um louco, cometi infracções atrás de infracções e cheguei a dizer asneiras em castelhano só para chegar a horas. Mesmo assim, não foi possível.

. Ao nosso lado, durante o concerto, esteve a sósia de Joana Amaral Dias (bomba sexual do parlamento português), o que, confesso, me distraiu um pouco a atenção. Sim, ela já tem direito a sósias.

. O último single da banda, "Two more years", revelou os verdadeiros fãs dos Bloc Party na assistência. Apenas dois, eu e um dos que me acompanhavam. O resto da audiência aproveitou o momento para matar a sede.

. Devido à temperatura elevada que se registava dentro da sala, decidi ir buscar uma cerveja. Paguei oito euros por meio litro, a única quantidade que vendiam. Mas a rapariga do bar era fofinha.

. No fim do concerto, tivemos de lutar para sair da sala. Sim, às nove e meia da noite, a fila para entrar na discoteca já chegava ao Drive-Thru do Burger King. Por momentos, pensei que estava em Londres: hora de entrada nas discotecas; excesso de maquilhagem; as roupas demasiado curtas para a temperatura que se fazia sentir (cinco graus, mais coisa menos coisa). Mas não, falava-se espanhol, e como de costume, demasiado alto.

. Já nas imediações do centro comercial, soubemos que nos deviamos dirigir à Plaza Lava Pieds. Interpelei um jovem com bom aspecto que nos guiou até ao táxi mais próximo, uma vez que de metro, segundo ele, "you'll never get there". Sim, ele falava em inglês porque era americano, de nome Kip. No caminho, fiquei a saber que é jornalista da revista virtual In Madrid, que entrevistou a banda antes do concerto e que o Divino é, durante este mês, "the place to be". Mais tarde, fiquei também a saber que este rapaz foi professor de inglês de uma amiga espanhola. E confirmei as minhas suspeitas - o mundo é a casa-de-banho de um Tzero.

4 comentários:

Anónimo disse...

o whisper's...?

sr_raposo disse...

tenho que comentar com o mundo que a culpa do atraso se deveu à sua elevada apetencia por vinho do porto (sim como bons portugueses que somos levamos farnel). A sua ansia em devorar as duas garafitas levou-o a perder duas musicas mas acho que nao foi assim tao importante pois,não???
telefone-me rapidamente por favor.

(this cimment could have been deleted by the author)

sr_raposo disse...

comment...
é por estas e por outras que

(this comment could have been deleted by the author...)

Miss Japa disse...

palavras magicas:

Madrid
Plaza Lava Pieds
divino aqualung

e os conceitos hibridos recriadores de espaços tipicamente espanhois. Quem me dera a mim aqui o Mercado de Fuencarral.

pois é. Se a inveja matasse era melhor. Sempre se acabava a tristeza de termos de nos contentar com os D'zrt e o Fórum Odivelas (nem sabia que isso existia). PAra a proxima é favor deixar-me na ignorancia. Sempre custa menos a acordar de manhã.