quinta-feira, março 16, 2006

matemática (desonesta)

(...) é interessante verificar que os campeões nacionais efectuaram 36 remates à baliza (21 no domingo e 15 ontem) sem lograrem apontar um golo sequer. Durante três horas, os avançados benfiquistas foram somando tiros de desespero que não os salvaram da incómoda sensação de terem a época reduzida ao problemático sonho europeu.

Vamos a contas. Uma baliza de futebol tem, se não estou em erro, oito metros. A bola tem 70 centímetros (eu sei, é uma circunferência mas 'bare with me on this"). 36 remates vezes 8 metros são 288 metros. 36 remates vezes 70 centimetros são 25,2 metros. Tirem as vossas conclusões.

Nota sobre o futebol:
O 'golo' vêm do inglês goal que significa objectivo. Ou seja, quando se marca um golo e os adeptos gritam golo, estão no fundo a gritar, apenas e só, objectivo, o que por sua vez, desacompanhado, não nos diz nada. Objectivo quê? Atingido? Falhado? (é assim tipo um meta-conceito) A minha sugestão para ultrapassar esta questão é a seguinte: no momento em que o jogador faz a bola transpor a linha que separa o interior da baliza do exterior (a linha de 'golo'), os adeptos gritam "prova superada".

3 comentários:

Joana disse...

Claro que os adeptos do Benfica podem, simplesmente, continuar calados.

(sim, sim, já sei "árbitros", "azar", "bruxarias" bla-bla-bla - deve ser voodoo...)

carlos paulo disse...

A menina, por acaso, ouviu-me falar de alguma coisa que não a falta de pontaria dos jogadores do Benfica? Veja lá se não lhe pergunto como vai a carreira do seu clube nas competições europeias...

Joana disse...

uuuuhhhhhhhhhh, são mesmo bons os bermelhinhos... Todos sabemos que o Naval é um clube de primeira linha do futebol europeu... Não... Espera... Do futebol mundial... Ao nível dos Carcassones da Libéria e dos Unidos de la Concepción (Perú).